PEIXINHO DA HORTA
Os peixinhos-da-horta, ou lambarizinho, lambari-de-folha, orelha-de-coelho e orelha-de-lebre, é uma Planta alimentícia não convencional (Panc). A planta é rica em fibras e minerais, especialmente potássio, cálcio e ferro. Para além da ciência, a planta é tradicionalmente utilizada como remédio para doenças respiratórias. O chá de peixinho da horta é ótimo para tosse e irritação na garganta. Seus óleos essenciais possuem as características de ação microbiana assim como de calmante da tosse. De fácil preparo, pode ser incluída em lasanhas, risotos e massas ou simplesmente frita. O peixinho-da-horta vai muito bem frito, empanado ou à milanesa. Mas antes do consumo deve ser muito bem higienizado. Isso pois a característica aveludada de suas folhas faz com que ele prenda algumas impurezas do solo. Depois de lavá-lo, seque para preparar receitas ou guarde em saco de pano umedecido na geladeira.
Receita de peixinhos-da-horta empanado vegano e sem glúten
Ingredientes
- 1 bandeja de folhas de peixinho-da-horta
- 2 xícaras de farinha de aveia
- 1 colher de café de noz-moscada
- 2 xícaras de chá de farinha de mandioca
- 1 colher de sopa de sal
- 2 colheres de sopa de ervas finas
- 1 limão (opcional)
- Sal e pimenta do reino para temperar (opcional)
- 1 colher sopa de açafrão da terra
Modo de preparo
Lave bem as folhas de peixinho-da-horta e reserve. Em uma vasilha, coloque a farinha de aveia, as ervas finas, tempere com sal e a noz-moscada e acrescente água até ficar pastoso. Em outra vasilha, coloque a farinha de mandioca.
Agora, mergulhe uma folha de cada vez na mistura pastosa e, em seguida, na farinha de mandioca, de modo que fique bem homogêneo pela folha ecoloque num tabuleiro. Faça o mesmo procedimento com todas as folhas. Aqueça o forno, leve para assar em fogo alto por 10 a 20 minutos.